Fortaleza, a cidade do sol.

Uma das capitais mais quentes e badaladas do Brasil, a cidade tem esse nome, pois foi desenvolvida ao redor da Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, antigo forte holandês de Schoonenborch, construído em 1649 para impedir as invasões do descobrimento.

A história pode ser contada por um passeio pelo centro histórico através dos prédios, monumentos e praças que datam o século XIX. A Catedral Metropolitana acolhe os visitantes com suas torres de 75 metros e vitrais coloridas e imponentes. O turista pode inclusive conhecer o Mercado Central, um dos maiores centros comerciais de artesanato do país.

A capital cearense também possui diversos interesses culturais, como é o caso do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Com quase 2 milhões de visitantes ao longo do ano, o Centro Dragão do Mar é um dos centros culturais mais relevantes da cultura brasileira e um dos principais pontos turísticos do Ceará. A exposição fixa sobre vaqueiros mostra como é a vida desse símbolo da cultura cearense, o Centro Dragão do Mar também possui diversas mostras de arte contemporânea, o planetário e um cinema com filmes alternativos e longe do mundo blockbuster.

O famoso Theatro José de Alencar também se mostra como uma opção cultural na cidade. O teatro foi construído em 1910, que homenageia o grande escritor cearense e conta com uma biblioteca e uma galeria de arte, além de 800 lugares dividido em três andares. Existe também o teatro e museu do Humor que conserva com muito orgulho o jeito alegre e "gaiato" do cearense.

Cidade viva, alegre e quente, chamar Fortaleza de "a cidade do sol" combina perfeitamente. Com temperatura média anual de 26°C, o clima é perfeito para aproveitar as belas praias da cidade, como a Praia do Futuro que é super badalada com suas barracas, uma grande referência para turistas nacionais e internacionais que buscam música e boa gastronomia. Ou a Praia de Iracema, que é um símbolo da capital, batizada assim, em homenagem à “Virgem dos Lábios de Mel”, musa do romance de José de Alencar. Sem contar que na Praia de Iracema, é o local perfeito para admirar o pôr do sol mais bonito do Brasil e conhecer outros pontos turísticos como a Ponte dos Ingleses, aterro e espigões.

O Beach Park é uma ótima atração para famílias e para aventureiros que buscam diversão. Com 20 mil metros quadrados distribuídos em praias, resorts e restaurantes, o parque aquático conta com brinquedos para as crianças e para os mais corajosos.

Outra parada obrigatória é o caminhada no calçadão da Avenida Beira Mar com uma bela água de coco. Habitualmente a avenida é procurada para prática de atividades físicas, passeio com a família, refeições em bons restaurantes e, claro, compras na tradicional feirinha de artesanatos. Conheça Fortaleza, invista no Ceará, invista na Fortcasa.

Fonte: turismo.gov.br/